quinta-feira, 17 de junho de 2010


Empanada de carne de sertão







Oi povo!!!

Sei que tenho andado sumida, mas é o tempo que tem me faltado e as fotos que nem sempre colaboram!

No último domingo, fui ver a exposição de Rodin na Bahia, diga-se de passagem impressionante, com minha filhota e ao chegar em casa veio aquela vontade que me acompanha por toda minha vida de comer algo que eu não sei bem o que é! Abri armários, geladeira e nada...

Lembrei então, que minha amiga Nayane – dona de casa há pouco tempo – já faz alguns dias me pede umas receitinhas fáceis, na outra semana, foi mais especifica: como é que eu faço empanada? Era isso! Uma empanada, aquela merendinha que todas as mães, tias e avós já fizeram para seus pequenos, ou não tão pequenos. Tia Marizete que o diga! rsrsrs

Resolvi fazer uma de carne de sertão (charque) que ficou muito saborosa, mas pode fazer com o recheio que mais lhe agradar: frango, carne, queijo e presunto, atum...

Mãos à obra!


Massa

Bata no liquidificador
3 xícaras de leite
3 ovos
1/2 xícara de óleo
12 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
3 colheres de sopa de parmesão ralado


Recheio

Doure uma cebola média num fio de óleo, adicione um tomate picado,três xícaras de carne de sertão já retirado o sal e desfiadas, tempero verde a gosto, meio tablete de caldo de carne, meia lata de ervilha , a mesma medida de azeitonas picadas e de molho de tomate pronto. Deixe cozinhar por cerca de vinte minutos em fogo baixo, acrescentando água se secar demais, até que a carne esteja bem macia.


Montagem

Coloque metade da massa em uma forma untada, disponha o recheio, cubra com o resto da massa, polvilhe com farinha de rosca e parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido até sentir cheirinho de massa assada. Confira com um palito se a massa está assada e pronto!

2 comentários:

  1. Oi Gi,

    Obrigada por me citar no seu Blog. Fiquei muito feliz em saber que de forma indireta contribuí para ele.

    Vou arriscar fazer minha primeira empanada com sua receita viu?

    Saiba que serei sua seguidora n° 1 (rsrsrsr).

    Bjos,

    Nayane

    ResponderExcluir
  2. Gi...

    Amei a receita, acho que sou pouca coisa mais evoluida que a Nay e por isso vou mandar bem nessa sua receita...

    Só a parte paulista que tá falando mais alto e tá me dificultando na tal carne que discutimos ontem... Agora precisarei de ajuda pra comprar a carne...heheh!

    Ah! Engraçado o que vcs chamam de empanada, eu chamo de torta mesmo, neste caso dessa receita torta de liquidificador!!!

    Anyway...

    Amei seu blog!!!
    Bjs

    Ell

    ResponderExcluir