sexta-feira, 30 de abril de 2010

Auto biografia de muitos garfos.

Eu me confesso uma mulher de garfos. Adoro comer e mais ainda ver os outros comerem.

Espera, vou explicar, ou melhor seria contar?
Serei breve. Começa com minhas avós e tias avós e aquelas senhoras de minha cidade, empanturrando a mim, irmãos e primos de comida em nossa infância, não sei o que elas pretendiam com aquilo, ver as crianças em formato de bola, compensar os seus, pelos tempos de privação que passaram nas próprias infâncias, ou simplesmente testar as próprias receitas? Mas ainda hoje, e creio que sempre, me tornei uma pessoa impregnada por essas vivências. Doce, salgado, apimentado, leve, pesado, cotidiano, elaborado...
O fato é que adoro comer, cozinhar e pedir para as pessoas provarem meus quitutes.
Mas não foi sempre simples assim. Desde muito cedo tive dificuldade em aceitar que as mulheres deviam arcar com a tarefa de cozinhar, cuidar, limpar... E me rebelei. Precisava me colocar em outro papel que não fosse o de cuidadora, de cozinheira, de faxineira, mas até que meu irmão, que morava comigo se saiu bem!
O prazer que a cozinha me proporciona só veio com o ato de receber pessoas queridas, quando passei a ter uma casa só minha e, sem falsa modéstia, tenho me aprimorado.
Hoje, depois de idas e vindas descobri que o meu prazer relacionado com a cozinha está acima das questões de gênero, se tornou constituinte da minha personalidade, do meu modo de ver as pessoas, de ver os lugares que visito, os cheiros que sinto, da pessoa que é Gisele!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Peixe com gengibre

Tudo começou no último dia 26 quando recebi a grata visita da minha dinda, dona Marli. Ela veio almoçar comigo e como eu, ela e toda nossa família é apaixonada por peixe, resolvi preparar um bem gostoso para nós duas.

Tinha algumas raízes de gengibre em casa por conta da última gripe (nossa como faz bem: cravo, canela, limão e gengibre), decidi então incrementar os filés que estavam no congelador há bastante tempo e ficou simplesmente perfeito!

O sabor do gengibre junto com outros temperinhos conseguiu transformar o meu filé de merluza que só chegou ao congelador devido a uma promoção de supermercado, num peixe de carne macia e saborosíssima!

 A receita ficou muito gostosa e minha dinda adorou, com certeza irei repeti-la, aí terei a oportunidade de novas fotos.








Testem em casa e irão se surpreender!





Ingredientes

01 k de filé de peixe limpos (usei merluza)
10 bastões de palmito fino
01 tomate maduro grande
01 cebola grande
½ molho de coentro
½ molho de cebolinha
03 dentes de alho
60 gr de azeitonas pretas sem caroço
02 colheres de chá de gengibre ralado fino
01 limão
Sal, cominho e azeite de oliva a gosto.




Modo de preparo

Misture o cominho, o alho, o sal e o gengibre, esmagando o alho, até obter uma pasta, adicione o caldo do limão, tempere o peixe e reserve.


Corte o tomate, a cebola e o palmito em rodelas finas e pique o tempero verde.


Disponha uma camada com metade do peixe num refratário pequeno, por cima distribua a metade dos demais ingredientes e regue com azeite. Coloque o restante do peixe e a outra metade dos temperos.


Leve ao fogo médio (180°) por cerca de 40 min , mantendo coberto com papel alumínio nos primeiros 20 min.