sábado, 2 de março de 2013

Costelinha de porco assada para iniciantes!


     Essa é para aqueles que estão iniciando, ou para quem, assim como eu, gosta de ter sempre um coringa no congelador, pronto para ir ao forno naqueles dias de correria. Foi assim que peguei aquele pacotinho de costelinha temperada no supermercado pela primeira vez, em mais uma tentativa/teste com comidas "pre-fabricadas".

Carne de porco é uma delicia, mas para quem é marinheiro de primeira viagem seu preparo pode parecer difícil. É por isso que trago a sugestão de uma costelinha de porco que já vem temperada e fica muito gostosa assada.



     Basicamente é só seguir as instruções de preparo e fica muito saborosa, mas depois de testar o preparo básico, eu adicionei alho, pimenta, alecrim, algumas batatinhas e o resultado foi ótimo!!!



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Moqueca de Peixe e um sábado delicioso!


Aqui em casa, almoço de sábado é sempre um improviso, uma sobra do dia anterior ou fruto de uma passadinha em algum restaurante na saída da Faculdade. O fato é que sábado é sempre uma judiação de almoço, massss estando de férias decidi fazer diferente, quebrar o protocolo do sábado e preparar uma moqueca de peixe bem cheirosa para a família.
Aproveitei que tinhas uns camarões (Meio xoxos, confesso!) e uns pedaços de surubim (Amooo) no congelador e, depois de juntar os temperos que aprendi a usar com mainha e painho, fez-se uma moqueca que ficou simplesmente maravilhosaaaa, acompanhada de um pirão de comer rezando!





Ingredientes

500 g de camarões descascados e sem cabeça
1 k de filés grossos de surubim (podem ser postas)
01 maço pequeno de coentro
01 maço pequeno de cebolinha
01  e ½ cebolas grandes
04 dentes de alho grandes
Sal e pimenta do reino a gosto
01 tomate grande
03 limões grandes
01 pimenta de cheiro inteira (opcional)
Azeite de dendê a gosto
01 e ½ caixinhas de leite de coco (prefira uma marca de boa qualidade)
Farinha de mandioca para o pirão
½ xícara de água fria
Azeite de oliva a gosto (opcional)


Modo de preparo

Moqueca
Lave o peixe e os camarões com um limão e reserve.
Pique uma cebola, o tomate, o coentro e a cebolinha, e reserve separadamente.
Amasse o alho junto com o sal e a pimenta do reino num “prato de machucar temperos”, acrescente a cebola e amasse, depois o tomate, metade do coentro e da cebolinha, de forma a liberar o sumo dos vegetais. Acrescente o suco de um limão e meio.
Divida o tempero em dois: com uma parte tempere o peixe e com a outra os camarões, separadamente. Deixe marinar por cerca de uma hora.
Corte meia cebola em rodelas e forre o fundo de uma caçarola média, fazendo uma “cama” para o peixe.
Acomode o peixe na caçarola, coloque a pimenta inteira e leve ao fogo alto até começar a ferver.
Adicione uma caixinha de leite de coco.
Quando voltar a ferver adicione o azeite de dendê a gosto (adicione aos poucos para não errar na dose).
Quando perceber que o peixe está quase no ponto (macio mais firme) adicione os camarões e desligue em cinco minutos no máximo e adicione um fio de azeite de oliva.

Pirão

Retire parte do caldo da moqueca (o máximo possível sem que o peixe fique muito seco), adicione meia xícara de água, suco de meio limão, o coentro e a cebolinha restantes (picados), meia caixinha de leite de coco e uma colher de sopa de azeite de dendê.
Coloque a mistura em uma panela funda e aberta (dê preferencia a uma com “teflon”) e adicione farinha de mandioca aos poucos mexendo sem parar até adquirir a consistência de um mingau meio ralo. Ligue o fogo brando e mexa até que borbulhe bastante, desligue o fogo e adicione um fio de azeite de oliva.
Sirva com arroz branco.